home Serviços Endoscopia Digestiva

Endoscopia Digestiva

A endoscopia digestiva é um método de investigação de enfermidades esofágicas, estomacais e intestinais. É realizada através da introdução de tubos flexíveis (endoscópio) na cavidade oral ou anal. A primeira recebe o nome de endoscopia digestiva alta, a segunda de colonoscopia.

Essa técnica permite visualizar a mucosa do trato digestivo, e realizar detalhada avaliação, bem como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias. A endoscopia digestiva alta é uma excelente técnica para investigação de diversos sintomas, como dor abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade de deglutição, assim como elucidar causas de pequenos sangramentos do trato gastrointestinal alto. Este exame é muito mais preciso quando comparado com a radiografia na detecção de inflamações, úlceras e tumores.

A endoscopia pode ser utilizada não apenas como técnica de diagnóstico, mas também no tratamento de doenças como dilatação de áreas estreitadas, interrupção de sangramentos de úlceras, ocluir varizes no esôfago e remoção de tumores benignos e malignos.

A técnica é realizada sob sedação endovenosa, o que faz com que o paciente não sinta nenhuma dor ou desconforto. A endoscopia alta dura cerca de 5 a 10 minutos.

Após o término do exame, o paciente é conduzido até uma sala de recuperação, onde permanecerá em repouso por aproximadamente 15 a 30 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. É obrigatória a presença de um acompanhante que conduzirá o paciente até sua residência. Nesse dia o paciente não deve dirigir, operar máquinas, assinar cheques, enfim, não pode tomar nenhuma decisão ou atitude importante.

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?618